Notícias
Como contratar um bom palestrante?
Uma ótima forma de inspirar e motivar equipes é através de uma palestra
Em um mercado altamente competitivo, grandes empresas precisam estar 100% focadas e motivadas em um único objetivo: o resultado. Para isso acontecer, toda a equipe de colaboradores necessita de inspiração para vencer os seus desafios diários e levar a corporação e a suas carreiras aos patamares mais altos do mercado. Uma ótima forma de inspirar e motivar equipes é através de uma palestra. No entanto, nem sempre a tarefa de contratar uma palestra é simples. Saiba como contratar um ótimo orador:
Analise seus clientes
Um palestrante exerce relações de pessoa jurídica com outras empresas – o que o torna um fornecedor. Assim, deve-se avaliá-lo como se faz com qualquer fornecedor. O primeiro aspecto a ser visto deve ser o portfólio de clientes. Se forem bons e grandes clientes, possivelmente ele é um palestrante confiável e eficiente. Se ele fornecer o contato de empresas e pessoas que já o contrataram, ganha um ponto a mais.
Conheça sua história
Não basta ter domínio de oratória e conhecimento técnico do tema, um bom palestrante deve ser um exemplo. Se não, ele pode ser um hipócrita. Então o efeito de motivação não acontece pois as pessoas não acreditam em outros que não praticam o que dizem. Avalie o seu curriculo, a sua história, a sua experiencia.
Converse com ele
É indispensável que você converse com os candidatos a palestrante do seu evento. No entanto lembre-se: nem todo palestrante vai ser honesto sobre suas atribuições e capacidades. Então tome cuidado e acredite apenas no que pode ser comprovado com as outras dicas. Faça perguntas sobre o seu conteúdo, sobre a sua experiencia e como ele pode ajudar frente ao momento que a empresa está vivendo.
Vá a uma de suas palestras
Mesmo seguindo todas as dicas anteriores, nada se compara a experimentar o produto. No caso, a palestra do fornecedor. Então informe-se sobre a agenda aberta do palestrante e tente ir a alguma de suas palestras. Nesse contexto, analise cuidadosamente como as pessoas reagem a sua história e o quanto elas ficam satisfeitas com o trabalho dele.
Fabrício Ramos — CEO e diretor da Insperiência, empresa de educação corporativa que oferece soluções como cursos, treinamentos e palestras, com mais de 25 profissionais gabaritados e reconhecidos.
Links Úteis
Indicadores de inflação
02/2025 | 03/2025 | 04/2025 | |
---|---|---|---|
IGP-DI | 1,00% | -0,50% | |
IGP-M | 1,06% | -0,34% | 0,24% |
INCC-DI | 0,40% | 0,39% | |
INPC (IBGE) | 1,48% | 0,51% | |
IPC (FIPE) | 0,51% | 0,62% | |
IPC (FGV) | 1,18% | 0,44% | |
IPCA (IBGE) | 1,31% | 0,56% | |
IPCA-E (IBGE) | 1,23% | 0,64% | 0,43% |
IVAR (FGV) | 1,81% | -0,31% |
Indicadores diários
Compra | Venda | |
---|---|---|
Dólar Americano/Real Brasileiro | 5.6516 | 5.6616 |
Euro/Real Brasileiro | 6.38978 | 6.40615 |
Atualizado em: 02/05/2025 18:22 |