Notícias

O Brasil precisa de educação de qualidade ou não terá futuro para sua nação

O mundo atual com sua globalização, sociedade em pandemia, e inovações tecnológicas derivadas do uso da Inteligência Artificial

“O Brasil precisa de uma Educação de Qualidade para fazer sobreviver sua Nação, pois a I A não deve esperar essa adequação e o LIXO a acolherá, caso inexista sólido investimento.” (Elenito Elias da Costa e LEVY DA COSTA).

Introdução

O mundo atual com sua globalização, sociedade em pandemia, e inovações tecnológicas derivadas do uso da Inteligência Artificial, e demais fatores sociais, econômicos e políticos, estão alterando significativamente as ações e atitudes sociais, Países e Nações estão sentindo sensivelmente essas alterações, causando fatos que afetam a presumível Inteligência Emocional da massa populacional.

A inovação tecnológica conjuntamente com os atuais sistemas quer sejam, Capitalismo de Mercado e o Socialismo de Mercado, estão dominando o globo, ocasionando a maior desigualdade social, jamais vista anteriormente e muitos hão de perecer, pois as exigências para sua sobrevivência dependem de diversas variáveis dentre elas uma EDUCAÇÃO DE QUALIDADE que eleve o conhecimento necessário para acompanhar tais inovações.

Podemos entender que a continuidade e sustentabilidade da VIDA dependem não somente do Capital, mas de uma Mão de Obra antenada com as inovações, que possam conviver com essa Inteligência Artificial.

Devemos entender que “Ninguém morre de verdade”, segundo expressão de Lucy, o que acontece é somente uma transformação química, nosso corpo se transforma, e de nada adianta ter CAPITAL e muito menos PODER, se nosso fim se assemelha ao fim dos demais.

EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

A busca incansável de uma Educação de Qualidade na formação dos profissionais poderá fazer entender que a VIDA independe do CAPITAL e do PODER, mas sim de uma qualidade de vida que possa interagir com o mundo globalizado e a inteligência artificial de modalidade harmoniosa, e isso independe de quantidade dos bens.

Talvez haja uma explicação mais ponderável no aspecto divino, ou espiritual, daí podemos entender que as qualidades humanísticas hão de nos conceder uma compreensão mais afinada com os reais fatos que motivam a nossa sobrevivência, mas advirto que para tal entendimento se faz necessária uma imprescindível Educação de Qualidade, que muitos ainda não entenderam, e será objeto de estatísticas degradantes.

É preocupante o nível de leitura e entendimento dos educandos e profissionais, pois a gula financeira inibe a sua necessária performance intelectual, e venda a racionalidade dos fatos.

O educando deve entender que tudo depende do resultado de sua AÇÃO e ATITUDE, agora, para que possam pensar sobre o futuro do amanhã, mas todos sabem o quão difícil é essa posição, mas sua opção é a única solução para mudar o seu presumível FUTURO.

O mercado de trabalho tende a ficar ainda mais seletivo, exigindo um perfil mais antenado com o mundo globalizado e as inovações tecnológicas, mas lamentavelmente a nossa Academia, Universidade, Faculdade, Instituto, Gestores Educacionais e Professores, precisam em sua totalidade demonstrar junto ao educando tais investimentos, ou essa geração não terá futuro promissor.

O Educando precisa e deve LER e ENTENDER o que está lendo para que possam possuir senso crítico a ter uma ação e atitude racional.

EMPRESAS

Todas as empresas sem exceção devem buscar investir em inovações tecnológicas, e reduzir custos e despesas, manter a transparência e controle interno de sua gestão através da Contabilidade.

Sabemos que o momento é bastante atípico e muitas empresas estão sentindo em seu faturamento o reflexo do “stay home” que matem os consumidores reclusos em seus lares.

Agora podemos entender que o TIME (giro rápido) da economia é que ergue as empresas e o sistema que embasa toda a sociedade.

Nesse especial momento a busca de identificação de um novo ponto de equilíbrio, através do P D C A e a análise S W O T, na identificação dos pontos fracos e fortes, e consequente aplicação das melhorias devidas, são essenciais.

Ressaltamos que no Mundo Globalizado a concorrência é mundial, e com o advento das inovações tecnológicas hão de conceder ao empreendedor um leque de opções, mas se faz necessário um estudo mais prolixo antes de proceder quaisquer alterações ou mudanças significativas em qualquer atividade econômica.

Em contrapartida acrescentamos que a busca da capacitação e qualificação de todos os envolvidos no empreendimento é condição básica para o sucesso do mesmo.

CONCLUSÃO

A sociedade precisa de uma EDUCAÇÃO DE QUALIDADE, em todas suas camadas, pois mesmo sabendo da seletividade no sistema de Capitalismo de Mercado, estando esse estabelecido em todas as camadas sociais, esse trará ainda mais desigualdades sociais, caso não haja sólidos investimento na EDUCAÇÃO.

As desigualdades sociais tende a acelerar, trazendo consigo todos os males dela derivadas, e a sociedade tende a ficar atabalhoada diante do quadro social que a vitima.

Portanto, é factível entender que a busca das melhorias básicas passam obrigatoriamente pela EDUCAÇÃO que muito ainda teimam em não ratifica-la.

Principalmente com a entrada de outro sistema denominada de Socialismo de Mercado que está bastante presente em determinados países, pois é inegável a sua inexistência.

Acreditamos em qualquer sistema, mesmo hibrido (junção dos dois sistemas citados), tende a mudar significativamente os movimentos sociais, e isso independe de outras variáveis.

AUTORES: Elenito Elias da Costa e o genial, LEVY DA COSTA

voltar

Links Úteis