Notícias
Queda nas atividades de serviços pode ser deixa para investimento em marketing, diz especialista
Depois de 4 meses de expansão, PMI baixa em janeiro e soluções em marketing e publicidade podem melhorar cenário.
Depois de 4 meses de expansão, PMI baixa em janeiro e soluções em marketing e publicidade podem melhorar cenário.
Em meio à alta dos casos de Covid-19 no país, que diminui volume de novos negócios e, consequentemente, gera cortes nas empresas, foi registrada queda no setor de serviços de acordo com o Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês). “O setor de serviços tem relação estreita com o marketing de marca. Em cenário de queda, investimento pode ser a chave para a retomada”, avalia Erica Gomes, partner da LC4 Comunicação, Marketing e Estratégia.
O PMI de serviços apurado pelo IHS Markit caiu a 47,0 em janeiro, de 51,1 em dezembro, indo abaixo da marca de 50. A especialista explica que o mercado de serviços, diferentemente de produto físico, é composto sobretudo sobre processos e mostrar o diferencial na maneira como se aplicam esses processos. “Mostrar sua expertise, como seu negócio pode ajudar no crescimento, ou como sua metodologia é eficaz, deve ser o foco dos gestores”, diz.
“Serviços são intangíveis. Não consigo pegá-los e colocar em um caminhão, por exemplo. Por esse motivo, a maneira como a marca se comporta e se expõe para o mercado é o primeiro canal de contato com o cliente. Para isso, é importante uma estratégia de marketing pessoal adequada, visando a criação de uma persona que comunique bem ao público-alvo e facilite o engajamento”, avalia Erica.
O crescimento do marketing digital é sinal positivo para que mercados invistam no segmento. Em dados da 11ª edição do 2021 Digital Trends Report, publicados pela Adobe Digital Trends em parceria com a eConsultancy, indicam que 80% dos executivos das áreas de marketing e TI acreditam que o papel estratégico da comunicação se expandiu com a pandemia.
“O crescimento do investimento no digital é um alerta. Um holofote que acena o direcionamento do mercado. A chamada revolução 4.0, ou revolução digital, acelerou durante a pandemia. Estamos vendo uma procura por soluções de integração com o ambiente online e o setor de serviços pode investir na área buscando recuperação do começo do ano”, pontua a especialista.
A especialista conclui trazendo atenção para a variabilidade, isso é: cada cliente é um caso, apresenta suas circunstâncias e necessidades, então, como entregar um serviço similar e que dê resultados para todos?
“O posicionamento da marca, as metodologias adotadas e como interagem com seu público, irão indicar para o cliente como o serviço será desenvolvido, diminuindo o medo da variabilidade. É importante reforçar a imagem da marca através de uma boa comunicação e entrega. Mostrar sua experiência e conhecimento técnico nas redes sociais com canais de conteúdo. Esse combo completo de fatores, ligados diretamente às estratégias de marketing, são fundamentais”, finaliza Erica.
Links Úteis
Indicadores de inflação
10/2024 | 11/2024 | 12/2024 | |
---|---|---|---|
IGP-DI | 1,54% | 1,18% | 0,87% |
IGP-M | 1,52% | 1,30% | 0,94% |
INCC-DI | 0,68% | 0,40% | 0,50% |
INPC (IBGE) | 0,61% | 0,33% | 0,48% |
IPC (FIPE) | 0,80% | 1,17% | 0,34% |
IPC (FGV) | 0,30% | -0,13% | 0,31% |
IPCA (IBGE) | 0,56% | 0,39% | 0,52% |
IPCA-E (IBGE) | 0,54% | 0,62% | 0,34% |
IVAR (FGV) | -0,89% | -0,88% | -1,28% |
Indicadores diários
Compra | Venda | |
---|---|---|
Dólar Americano/Real Brasileiro | 6.0315 | 6.032 |
Euro/Real Brasileiro | 6.2578 | 6.2735 |
Atualizado em: 21/01/2025 01:52 |