Notícias

Vendas para o Dia dos Pais crescem 20% em 2022

Primeiro Dia dos Pais sem restrições consequentes da pandemia traz otimismo para os comerciantes

Autor: Flávia VianaFonte: A Autora

Os dois últimos anos foram difíceis para o setor do comércio, que precisou enfrentar grande instabilidade em suas operações devido às restrições da pandemia da Covid-19. Com o isolamento social e o fechamento das lojas físicas, muitas datas comemorativas, que são os períodos mais prósperos para os comerciantes, acabaram sendo afetadas por esse contexto. Para o Dia dos Pais deste ano, o cenário já é mais positivo, pois será a primeira vez em dois anos que a data será celebrada sem as limitações da pandemia.

Diversos levantamentos apontam que as vendas serão alavancadas em pelo menos 20%, em comparação com o Dia dos Pais de 2021. O Shopee, uma das principais plataformas de comércio eletrônico da atualidade, aponta que os brasileiros vão gastar em média R$ 262 com presentes este ano; na pesquisa realizada, 68% dos entrevistados afirmaram priorizar compras online em datas comemorativas, sendo que 61% justifica a escolha pelos preços mais acessíveis e custo-benefício. 14% afirma que a facilidade de encontrar os produtos desejados é o ponto mais atrativo.

De acordo com a Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC), a previsão para o comércio físico não é muito diferente da prevista pelo Shopee para o e-commerce. A expectativa é que as vendas também aumentem na casa dos 20%, parte pela falta de restrições da pandemia e parte porque o Dia dos Pais cairá em 14 de agosto, dia de pagamento para muitos brasileiros. Contudo, em lojas físicas a previsão de gastos médios com presentes é consideravelmente menor que a do e-commerce, ficando em aproximadamente R$ 150; ainda assim, consegue superar a média de 2021, principalmente devido à alta dos preços em decorrência da inflação.

A previsão da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) é que a data movimente cerca de R$ 24 bilhões em vendas, com aproximadamente 102 milhões de brasileiros saindo para fazer compras em comércio físico. A pesquisa aponta que os produtos de maior interesse são roupas e calçados, acessórios da moda, itens esportivos e ferramentas para o Dia dos Pais. O setor de vestuário provavelmente irá liderar a ocasião com maior procura e lucros.

Buscando oferecer um cenário mais competitivo ao do e-commerce, diversos shoppings centers estão trabalhando em campanhas para atrair público. Entre promoções, sorteios, distribuição de vale-compras e brindes ao atingir determinados valores, os consumidores têm muito mais opções de compra neste ano.

voltar

Links Úteis

Indicadores de inflação

02/202503/202504/2025
IGP-DI1,00%-0,50%
IGP-M1,06%-0,34%0,24%
INCC-DI0,40%0,39%
INPC (IBGE)1,48%0,51%
IPC (FIPE)0,51%0,62%
IPC (FGV)1,18%0,44%
IPCA (IBGE)1,31%0,56%
IPCA-E (IBGE)1,23%0,64%
IVAR (FGV)1,81%-0,31%

Indicadores diários

Compra Venda
status N/D N/D
code N/D N/D
message N/D N/D
Atualizado em: Data indisponível