Notícias

YouTube Shorts: como esse rival do Tik Tok pode ser interessante para empresas

Assim como TikTok e o Reels do Instagram, essa plataforma é uma nova possibilidade para a divulgação de vídeos curtos

Autor: Flávia VianaFonte: A Autora

Agora, é possível também criar vídeos curtos e compartilhá-los através do YouTube Shorts. Concorrente do TikTok, o YouTube Shorts é uma forma de editar e divulgar vídeos entre 15 e 60 segundos de duração. A moda pegou rápido, e já são mais de 5 trilhões de visualizações para esse tipo de vídeo na plataforma.

O YouTube Shorts possibilita que se use a ferramenta de edição, além de adição de textos e legendas. Também é possível usar efeitos de cores e filtros para deixar o vídeo mais marcante. O YouTube oferece ainda uma biblioteca de músicas que podem ser usadas nos vídeos.

É possível encontrar os vídeos do YouTube Shorts dentro do YouTube, em um espaço em que há uma seleção deles. Para quem está acostumado a produzir vídeos para o TikTok e para o Reels do Instagram, o YouTube Shorts entra como uma nova possibilidade de divulgação desses vídeos.

Com o YouTube Shorts, dá para alcançar uma maior audiência. A pessoa que encontra um vídeo no Shorts pode procurar por outros conteúdos produzidos e clicar em seu canal do YouTube. Os vídeos curtos têm conquistado um grande número de pessoas, e parecem ter grande potencial em diversas plataformas.

Existe também a possibilidade de se gravar diretamente no YouTube Shorts. Para tanto, deve-se fazer o login na plataforma, através de um dispositivo móvel. Ao clicar em “criar”, a próxima opção que aparece é “criar um Short”. Ao segurar o botão de captura, o vídeo estará gravando. Ao soltar, ele para de gravar.

Um bom computador como um PC gamer pode ajudar a criar conteúdos diferenciados, além de ter uma máquina potente para os jogos. Para quem trabalha com vídeos, bons equipamentos podem auxiliar na criação. Muitos hoje em dia usam também o ring light, que seria uma luz circular que melhora a iluminação para gravações.

O YouTube Shorts já começou, inclusive, a distribuir recursos para os seus criadores de conteúdo originais. Uma bolada de US$ 100 milhões está disponível para a produção. Usuários qualificados podem ser indicados para receber quantias que variam entre US$ 100 e US$ 100 mil.

Para participar, é preciso ter a idade mínima de 18 anos no Brasil e enviar, pelo menos, um vídeo curto. Se for um canal, não pode ter marcas d’água ou logotipos nos vídeos para concorrer. É necessário ficar esperto a qualquer notificação, para que se resgate a quantia dentro do prazo.

voltar

Links Úteis

Indicadores de inflação

02/202503/202504/2025
IGP-DI1,00%-0,50%
IGP-M1,06%-0,34%0,24%
INCC-DI0,40%0,39%
INPC (IBGE)1,48%0,51%
IPC (FIPE)0,51%0,62%
IPC (FGV)1,18%0,44%
IPCA (IBGE)1,31%0,56%
IPCA-E (IBGE)1,23%0,64%
IVAR (FGV)1,81%-0,31%

Indicadores diários

Compra Venda
status N/D N/D
code N/D N/D
message N/D N/D
Atualizado em: Data indisponível