Notícias
Flexibilidade do mercado de Marketing Digital atrai empreendedoras
Mulheres utilizam os recursos virtuais para ampliar o seu negócio e gerar mais renda
A força de trabalho feminina ainda encontra desafios na sociedade, especialmente quando são mães ou conciliam a carreira com outras responsabilidades. Prova disso é o número de empreendedoras no país e os lares chefiados por mulheres aumentarem ao mesmo tempo.
Dados levantados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) mostram que 3,2 milhões de brasileiras são empreendedoras. Durante a pandemia, esse índice aumentou em 40%. As áreas de atuação dessas mulheres são diversas, mas o segmento de vendas online recebeu um acréscimo significativo.
Segundo o G1, as empreendedoras têm mais facilidade em migrar para o ambiente online, pois apenas 64% dos homens vão para o e-commerce, e, entre as mulheres, a porcentagem é de 72%. Também são elas que vendem mais pela internet, sendo que os ganhos em redes sociais ou aplicativos representam cerca de 75% do faturamento.
A flexibilidade que o universo digital oferece tem relação direta com a escolha das empreendedoras em ocupar esses espaços. Afinal, é nesse lugar que encontram a praticidade e adaptação necessárias para manter em equilíbrio o trabalho e a vida pessoal.
Marketing Digital como vitrine e carreira
As mulheres que são donas do próprio negócio fazem história no Marketing Digital através do pioneirismo no e-commerce. Tendo a internet e os canais de marketplace como ambiente propício para a sua força de trabalho, investem em planejamento e estratégias de “sucesso do cliente” para destacarem o seu negócio e/ou produto em uma área reconhecida pela competitividade.
Mas, além de servir a função principal de vitrine, o Marketing Digital também acaba abraçando a profissão de muitas que buscam um modelo flexível de trabalho. O mercado de comunicação, apesar do histórico de práticas machistas e predominância masculina, tem se tornado um segmento onde a ascensão feminina é incentivada.
Nas corporações e agências de marketing, a diversificação da equipe passou a ser uma necessidade que atende, inclusive, os interesses do negócio, que precisa amplificar a própria capacidade de gerar soluções criativas. Por isso, desenvolvem métodos para atrair e reter profissionais qualificadas no time.
As estratégias inerentes ao setor de Recursos Humanos como a bonificação com cartão premiação para funcionários, plano de carreira, plano de saúde e porcentagem nos lucros fazem parte das medidas adotadas por algumas empresas do mercado para conquistar especialistas em Marketing Digital. As áreas de desenvolvimento web, design e tráfego são algumas das mais procuradas.
Links Úteis
Indicadores de inflação
| 08/2025 | 09/2025 | 10/2025 | |
|---|---|---|---|
| IGP-DI | 0,20% | 0,36% | |
| IGP-M | 0,36% | 0,42% | -0,36% |
| INCC-DI | 0,52% | 0,17% | |
| INPC (IBGE) | -0,21% | 0,52% | |
| IPC (FIPE) | 0,04% | 0,65% | |
| IPC (FGV) | -0,44% | 0,65% | |
| IPCA (IBGE) | -0,11% | 0,48% | |
| IPCA-E (IBGE) | -0,14% | 0,48% | |
| IVAR (FGV) | 0,28% | 0,30% |
Indicadores diários
| Compra | Venda | |
|---|---|---|
| Dólar Americano/Real Brasileiro | 5.3808 | 5.3838 |
| Euro/Real Brasileiro | 6.21504 | 6.23053 |
| Atualizado em: 30/10/2025 13:10 | ||