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Pix por aproximação já é uma realidade: entenda como vai funcionar

*Por Daniela Machado

Muito popular entre os brasileiros, o Pix já o método de pagamento mais utilizado e bate recordes recorrentes em relação ao volume de reais transitados em um único dia. Para se ter uma ideia, segundo o Banco Central (BACEN) em 2023 o total transferido foi de R$ 17,2 trilhões.

O meio de pagamento instantâneo brasileiro já foi replicado em outros países, como nos EUA, com o FedNow, que contou com a C&M Software como empresa participante do desenvolvimento e implementação. E agora tem os olhares atentos da Colômbia, que também está a vias de lançar seu próprio meio de pagamento instantâneo através da mesma PSTI.

Aqui no Brasil seguimos evoluindo e, segundo as previsões, teremos o Pix por aproximação antes do esperado. A nova modalidade que vai se integrar as carteiras digitais e encurtar o processo de pagamento. Listei aqui alguns pontos interessantes sobre a novidade e como já deve impactar o mercado financeiro.

Vantagens e benefícios do PIX por aproximação

Se o Pix já era considerado um método de pagamento rápido e ágil, com este novo formato se tornará ainda mais simples. Por meio das normativas do, o Pix por aproximação vai minimizar a jornada do usuário e torná-la mais segura. De forma geral, pagamentos desse gênero já são mais seguros por serem criptografados, mas outro fator que protege o usuário é a autenticação biométrica dos devices, que eleva ainda mais a segurança.

Ao configurar o Pix por aproximação na carteira digital do usuário, o pagamento é realizado ao encostar o celular ou relógio inteligente nas máquinas, como já é feito com os cartões, sem a necessidade de abrir o aplicativo do banco para autorizar ou finalizar a transação, minimizando a vulnerabilidade do consumidor.

Para as instituições financeiras, a vantagem está em gerir mais informações sobre seus correntistas, visto que segundo as regras do BACEN, as instituições que tiverem mais de 5 milhões de clientes serão obrigadas a aderir ao Open Finance. Por fim, o novo método vai também ampliar as ofertas de produtos inteligentes vindo do mercado.

Know your customer

As regras para a nova modalidade deverão ser apresentadas ao mercado em julho e serão testadas ainda em 2024. Entretanto, as empresas e estabelecimentos já podem se preparar para promover o Know Your Customer (KYC), que em tradução livre quer dizer “conheça o seu cliente”, e é o processo no qual é possível verificar a identidade dos clientes e garantir legitimidade das atividades comerciais.

Desse modo, as companhias poderão fazer ofertas de soluções, produtos e serviços de forma mais assertiva, aumentando conversão e minimizando dispersão de esforços de retenção de clientes. Entender o perfil de compra garante uma experiência ainda mais fluída e possibilita a criação de programas especiais como o de fidelidade, descontos com base na recorrência, armazenamento de recibos e histórico de compras, tudo graças ao Near Field Communication (NFC) da carteira digital.

Ainda mais inovação nos pagamentos

O Pix por aproximação tem o potencial de transformar os hábitos de consumo e os modelos de negócios. Proporcionando maior conveniência, rapidez e eficiência nas transações financeiras, o método também reduz os custos com intermediários no ciclo de venda, elevando lucratividade e estimulando a inovação no setor de pagamentos.

Além disso, o Pix e seus formatos abrem portas para novos produtos, como o Rocket da CMSW, uma solução de BPM (Business Process Management) que automatiza os fluxos de trabalho, reduz custos e aumenta a produtividade. Uma plataforma SaaS (Software as a Service), que potencializa o conhecimento do seu cliente através de modelos preditivos, e acelerando as vendas, através de módulos que analisam o comportamento do consumidor e proporcionam maior conversão em vendas com targets específicos.

O futuro do Pix ainda passará por muitas novidades que visam explorar ao máximo o alcance desse modelo que é referência internacional. Mas o que sabemos é que o Brasil está na vanguarda principal que direciona o universo financeiro cada vez mais para perto do que é melhor para o consumidor e para a sociedade. É importante ficar de olho para acompanhar as novidades de perto e seguir alcançando novos patamares dentro e fora desse vasto ecossistema.

*Daniela Machado, é Diretora Global de Marketing e Produtos da C&M Software e especialista em brand e estratégia de negócios.

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