Notícias
O Marketing e a Satisfação do Cliente
O valor percebido pelo cliente se baseia na diferença entre o que cliente adquiriu e os custos que o mesmo assume pelas diferentes opções em relação à concorrência.
O marketing voltado para a satisfação do cliente concentra-se em compreender e criar valores que construam relacionamentos duradouros. Seus princípios de acordo com Churchill e Peter (2010) são: concentrar-se na criação e entrega de valor para o cliente; oferecer aos mesmos um valor superior à dos concorrentes; mudar ambientes quando necessário, usar equipes para melhorar a eficiência e eficácia das atividades de marketing e considerar o impacto das estratégias de marketing sobre outros stakeholders, tendo como objetivo melhorar as chances desucesso.
O valor percebido pelo cliente se baseia na diferença entre o que cliente adquiriu e os custos que o mesmo assume pelas diferentes opções em relação à concorrência.
A probabilidade de satisfação do cliente depende da oferta, se ela atende ou não a essa expectativa de valor. No entanto, as empresas podem melhorar a oferta de três maneiras: a primeira aumentando o benefício total do cliente, melhorando os benefícios como: o produto, serviços, pessoal e da imagem. A segunda é reduzir os custos não monetários dos consumidores, ou seja, os custos de tempos dos mesmos, energia física e psicológica. E por fim reduzir o custo monetário do produto (CHURCHILL; PETER,2010).
Em muitos casos, os clientes baseiam suas compras em satisfação com produtos e serviços comprados anteriormente e fazem pouca ou nenhuma avaliação do valor das outras opções possíveis. Por isso muitas vezes é difícil e caro para os profissionais de marketing atrair novos clientes, e por isso é importante manter os clientes atuais (CHURCHILL, PETER, 2010, p.14)
A satisfação do cliente é alcançada a partir do momento que o cliente percebe a relação do produto em comparação com suas expectativas. Se a expectativa for atendida, a empresa alcança a satisfação do cliente, o que gera a indicação de novos clientes e afidelização. Além disso, clientes satisfeitos com os produtos e serviços da organização, tendem a estabelecer um atendimento padrão como referência e estimular novos consumidores a se tornarem compradores.
Links Úteis
Indicadores de inflação
01/2025 | 02/2025 | 03/2025 | |
---|---|---|---|
IGP-DI | 0,11% | 1,00% | -0,50% |
IGP-M | 0,27% | 1,06% | -0,34% |
INCC-DI | 0,83% | 0,40% | 0,39% |
INPC (IBGE) | 0,00% | 1,48% | 0,51% |
IPC (FIPE) | 0,24% | 0,51% | 0,62% |
IPC (FGV) | 0,02% | 1,18% | 0,44% |
IPCA (IBGE) | 0,16% | 1,31% | 0,56% |
IPCA-E (IBGE) | 0,11% | 1,23% | 0,64% |
IVAR (FGV) | 3,73% | 1,81% | -0,31% |
Indicadores diários
Compra | Venda | |
---|---|---|
Dólar Americano/Real Brasileiro | 5.6889 | 5.6919 |
Euro/Real Brasileiro | 6.48508 | 6.50195 |
Atualizado em: 25/04/2025 18:45 |