Notícias

Reclamar também pode ajudar a solucionar problemas

Se você é líder, lembre-se que a reclamação, uma vez existente e conhecida deve ser tratada

Todas as pessoas já experienciaram um momento em que não estamos felizes ou algo não ocorre como planejamos. A partir daí, a tendência é reclamar. É importante lembrar que, ao fazer isso geralmente colocamos o problema em pauta e nunca uma solução efetiva.

Minha posição com base em meus estudos em Psicologia Positiva, Física Quântica e Programação Neurolinguística é que reclamar não faz bem. No entanto, há pesquisas que comprovam que na verdade as queixas podem ter o efeito contrário em ambientes de trabalho, gerando benefícios. Segundo uma pesquisa realizada na Universidade de Melbourne reclamar sobre o trabalho, especialmente durante o expediente, pode ajudar profissionais a superar descontentamentos relacionados a esses problemas.

É claro, a pesquisa em questão foi realizada com um grupo muito específico, uma equipe ocupacional responsável por cuidados paliativos e pacientes oncológicos mas que ainda assim tem seu valor por comprovar que, usar a reclamação e o humor, criam laços emocionais que ajudam os profissionais a enfrentarem melhor as situações pertinentes ao trabalho.

Todavia é comprovado que, como seres sociais que somos, necessitamos viver e conviver com outros e em ambientes, cada vez mais diversos. Os problemas que juntos os profissionais "sofrem" por no mínimo oito horas, é uma excelente forma de identificação e criação de laços. Mas é necessário ter atenção, uma vez que várias empresas possuem diretrizes que, explícitos ou implícitos, não permitem determinado tipo de queixas. Isso decorre da perda de eficiência que o comportamento de reclamação gera na empresa. Ele precisa ser trocado por feedbacks, conversas francas e resolução de problemas.

Algumas dicas essenciais para colocar essas pautas em questão é primeiramente avaliar se é algo que incomoda a uma massa considerável de pessoas, algo que não é tão pessoal e sim uma queixa geral que pode ser resolvida com mais facilidade. Com isso em mente, tente apresentar essa situação para quem pode fazer algo para minimizar o problema. Uma coisa que melhora o relacionamento e também ajuda nesses momentos é construir, de antemão, uma proposta para redução ou eliminação do "problema".

Se você é líder, lembre-se que a reclamação, uma vez existente e conhecida deve ser tratada. Ela é fruto da forma negativa como as pessoas percebem uma determinada situação. Dizer que tomou conhecimento e que precisa entender mais para tratar é um excelente começo. Aprofunde o diagnóstico e questione possíveis soluções para então decidir como minimizar ou eliminar o problema.

É certo que, em um ambiente de trabalho ou não, reclamar por reclamar não gera solução alguma. É preciso entender as raízes de determinadas situações e então clarificar de forma que ocorra um benefício a partir da queixa. Isso também vale para fora do ambiente profissional.

voltar

Links Úteis

Indicadores de inflação

11/202412/202401/2025
IGP-DI1,18%0,87%
IGP-M1,30%0,94%0,27%
INCC-DI0,40%0,50%
INPC (IBGE)0,33%0,48%
IPC (FIPE)1,17%0,34%
IPC (FGV)-0,13%0,31%
IPCA (IBGE)0,39%0,52%
IPCA-E (IBGE)0,62%0,34%0,11%
IVAR (FGV)-0,88%-1,28%

Indicadores diários

Compra Venda
Dólar Americano/Real Brasileiro 5.8747 5.8757
Euro/Real Brasileiro 6.1275 6.1425
Atualizado em: 31/01/2025 08:46