Notícias

Black Friday de 2024 supera nível pré-pandemia e comércio físico é o destaque, aponta pesquisa

As vendas presenciais tiveram um crescimento de 17,1% em relação ao ano anterior. Já o comércio online cresceu 8,9%.

O varejo teve crescimento de 16,1% nas vendas da Black Friday deste ano ante o mesmo período do ano passado, informou a empresa de meios de pagamento Cielo, neste sábado (30).

O destaque citado pela companhia foi o comércio físico, com alta de 17,1% nas vendas, enquanto o ecommerce subiu 8,9%. A análise considerou as vendas realizadas no dia 29 de novembro ante 24 de novembro do ano passado, informou a Cielo sem detalhar o faturamento total apurado pelo setor.

"Este ano a Black Friday superou pela primeira vez o nível do período pré-pandemia e teve faturamento 15,2% maior que em 2019", disse Carlos Alves, vice-presidente de tecnologia e negócios da Cielo, em comunicado à imprensa.

"Uma das razões para essa alta foi o pagamento da parcela do 13º e de benefícios como vales exatamente no dia da Black Friday", acrescentou. "A última vez em que isso havia ocorrido foi justamente em 2019", afirmou.

O segmento que mais se destacou foi Supermercados e Hipermercados, com alta de 26,2%. Na sequência aparecem: Drogarias e Farmácias (+21,7%), Vestuário (+18,2%) e Alimentação (+17,0%). O faturamento de Móveis, Eletro e Depto, um dos segmentos mais impactados pela Black Friday, subiu 7,9%.

voltar

Links Úteis

Indicadores de inflação

06/202507/202508/2025
IGP-DI-1,80%-0,07%0,20%
IGP-M-1,67%-0,77%0,36%
INCC-DI0,69%0,91%0,52%
INPC (IBGE)0,23%0,21%
IPC (FIPE)-0,08%0,28%0,04%
IPC (FGV)0,16%0,37%-0,44%
IPCA (IBGE)0,24%0,26%
IPCA-E (IBGE)0,26%0,33%-0,14%
IVAR (FGV)1,02%0,06%

Indicadores diários

Compra Venda
Dólar Americano/Real Brasileiro 5.4322 5.4352
Euro/Real Brasileiro 6.35324 6.36943
Atualizado em: 09/09/2025 23:29